7 de dezembro de 2014

Recuperar arquivos deletados

A algum tempo atrás aconteceu algo muito chato. Minha irmã me deu o notebook dela para eu formatar e de cara eu perguntei: "Tem alguma coisa aqui pra ser salva". Ela responde: "Sim, tudo que esta ai é pra salvar".

Beleza, lá vamos nós então. Geralmente quando eu formato um computador eu "reparto" o HD dele é duas partes, ficando assim o DiscoLocal(C:) e o DiscoLocal(D:). Foi eu quem já tinha formatada de uma outra vez, e por isso o computador dela já tinha essas duas repartições. Bom, o Disco C é onde(geralmente) fica instalado todos os programas, possíveis erros no PC e até vírus se existir. Então passei todos os arquivos (fotos, músicas, documentos) para o Disco D e comecei a formatar.
Na hora de escolher qual disco eu teria que formatar fiquei na dúvida, pois nessa parte não aparece os nomes dos Discos, apenas o tamanho total deles.

 Você já deve imaginar o que aconteceu, não é? A preguiça de interromper o programa de formatação e iniciar o computador e ver exatamente qual era o disco que eu teria que formatar me fez formatar o disco errado. APAGUEI TUDO QUE TINHA SALVO, indiretamente, achando que estava fazendo o certo.

 Depois do disco todo formatado, novo sistema operacional instalado, o computador liga. O que eu faço? Corro para ver se fiz o procedimento certo, e (susto) quase choro. Vi que tinha feito cagada. 

Bom, como eu já sabia que em alguns casos é possível recuperar arquivos deletados de (Pen drives, cartão de memória, hd...), corri para meu amigo Google e comecei a procurar um programa que me salvasse. Existe várias programas hoje em dia para isso. Baixei alguns e testei, e gostei bastante do Recuva.

Além de ser gratuito, de você ter a liberdade de escolher a linguagem brasileira, ele foi o que mais conseguiu recuperar arquivos (acho que até todos). Ele é bem fácil de usar também, basta você escolher qual disco ele deve fazer o Scanner. No meu caso, eu coloquei no disco C (que era o D, mas depois que formatei, virou C). Caso fique com alguma dúvida de como saber usar-lo, só me chamar aqui nos comentários que eu ajudo. Faça o download do programa que usei aqui.

Espero que tenha ajudado.


0 comentários :

Postar um comentário